Praias

PRAIA DO CENTRO

A cidade de Peruíbe está localizada sobre uma extensa planície costeira. Sua topografia é, portanto, bastante plana, apenas com levíssimas ondulações. A linha da praia, por ser muito extensa, apresenta aspecto retilíneo.
É possível notar padrão paisagístico igualitário em toda a sua extensão.

PRAIA DO COSTÃO

A praia do Costão seria a parte sul da praia do Centro, se não fosse o enrocamento no Rio Preto. Por esse motivo, ela é tratada separadamente. Portanto, na parte norte ela é delimitada pelo rio. Ao sul a planície é fechada por uma ponta de terra que avança para o mar.
Do Costão é possível ter acesso à metade do trajeto da Serra dos Itatins em destino à Praia do Guaraú.
Especificamente o Costão se destaca por unir mar, montanha e cachoeira em um único lugar. O local é de fácil acesso, apenas a 2 Km do Centro de Peruíbe.

PRAIA DO ÍNDIO

Esta pequena praia deserta de Peruíbe, localiza-se entre a Praia do Costão e a Prainha. O acesso a ela é feito através de trilhas que se iniciam em um trecho da estrada que leva ao Guaraú. É muito frequentada por amantes da pesca esportiva de arremesso por causa de seus costões.
Essa praia tem esse nome devido a existência de uma fenda nas rochas que serviu de morada a um índio solitário durante anos.

PRAINHA

Pequena praia que forma uma planície ao pé da Serra do Guaraú, na qual estão implantadas residências cujas dimensões avantajadas contrastam com suas dimensões reduzidas. O acesso é feito em parte de carro, sendo que o trecho final é realizado descendo por uma escada.
Muito visitada por surfistas por sua boa qualidade de ondas, é possível ingressar em trilhas que ligam a pequenas faixas arenosas e as mais fantásticas vistas da cidade. Inclusive, é possível avistar o Centro e toda a cidade com clareza. Possui também uma pequena península muito utilizada para a pesca esportiva.
A pouco mais de 4 Km do Centro de Peruíbe, localiza-se entre a praia do Costão e a praia do Guaraú, sendo o acesso feito pela Serra dos Itatins.

PRAIA DO GUARAÚ

É a praia que fica entre a foz do rio Guaraú e a chamada Península. A partir da Praia do Guaraú avistam-se as duas ilhas mais próximas da costa neste trecho: a ilha de Peruíbe e a do Guaraú.
Fazendo parte da Estação Ecológica da Juréia, a Praia do Guaraú localiza-se a 8 KM do Centro da cidade e é uma das praias mais bonitas do município.
O visitante pode conhecer a gastronomia local, andar pelas pedras e conhecer o rio Guaraú logo em seu início, além do deck de pesca, passeios de barco pelo rio e para a ilha do guaraú, a 1.2km da orla da praia

GUARAUZINHO

Atravessando o Rio Guaraú chega-se à Praia do Guarauzinho. Praia de aproximadamente 700 metros de extensão dentro de uma região denominada Garça Vermelha, já fazendo parte do Parque Estadual do Itinguçú. É o início de uma área utilizada para pesquisas científicas e de educação ambiental. Sua visitação só é permitida com supervisão de monitores ambientais credenciados pela AMAP (Associação dos Monitores Ambientais de Peruíbe.

ARPOADOR

É com certeza uma das mais belas praias da região. Chega-se a ela através de trilhas supervisionadas por monitores ambientais ou de barco pelo mar. Possui ainda duas cachoeiras que desaguam na praia. A ocorrência de boas formações de ondas atraem inúmeros surfistas.

BARRA DO UNA


Na estrada que leva à Barra do Una parece haver um diálogo vivo entre a natureza intocada e as transformações impressas pelos pequenos sítios de moradores e veranistas. Em alguns momentos, como na parte plana, a paisagem apresenta um aspecto desértico. Neste local a vegetação que margeia a estrada é rarefeita, o que facilita a observação de pássaros e destaca a sua presença.
Seu destaque é seu 100% de Naturalidade, pois se trata de uma praia inserida dentro da Estação Ecológica da Juréia-Itatins, sendo totalmente conservada. Em sua maioria, os visitantes costumam passar mais de um dia no local acampando ou em pousadas, devido ao fato de ser a praia mais distante da cidade, a 23 Km do Centro de Peruíbe.
Sob o ponto de vista ecológico, a diversidade é máxima pois nela estão presentes o mar, o rio, a vegetação de várzea, de restinga, de mangue, de mata, além da vegetação das dunas.
Dentro do contexto das praias brasileiras, esta praia é de extrema importância ecológica pois é uma das raras que se encontra preservada. Além disso, é singular a composição dos cinco ecossistemas (dunas, várzea, mangue, restinga e mata) em um mesmo conjunto paisagístico

PARNAPUÃ

Muito procurada por surfistas essa belíssima praia tem aproximadamente 750 metros de extensão. Em sua extremidade sul ficam a Ilha do Boquete e a Laje de Parnapuã.
Os surfistas chegam por meio de barcos e lanchas que saem do Guaraú ou do Portinho de Peruíbe.
Faz parte do roteiro de trilhas sendo necessário bom preparo físico e acompanhamento de monitores ambientais credenciados pela AMAP.
Três famílias de caiçaras moram e ajudam na preservação desta área.

PRAIA BRAVA

Constantes fortes ondas deram nome a essa pequena praia de Brava e atraem os praticantes do surf. É ligada a praia de Parnapuã por meio de uma pequena trilha.
Faz parte do Parque Estadual do Itinguçú e sua visitação só é permitida com o acompanhamento de monitores ambientais credenciados na AMAP (Associação dos Monitores Ambientais de Peruíbe).

JUQUIAZINHO

Essa praia deserta de mais de 1.300 metros fica no meio do percurso entre a praia do Guaraú e a Barra do Una. Cercada por costões, montanhas e mata atlântica suas águas são calmas e limpas. Local de difícil acesso.

DESERTINHA

Por uma trilha que se inicia na estrada que une Peruíbe a Barra do Una pode-se chegar a esta praia de pouco mais de 300 metros de comprimento.

CAMBORÉ

Um pouco antes de chegar ao Una encontra-se essa praia de aproximadamente 550 metros de extensão. O acesso é feito pela estrada Peruíbe - Una

 

Na Cidade Feiras de Artesanato
Praias Ruínas do Abarebebê
Praças  

 

 

Hotel Ruínas Peruíbe © Todos os direitos reservados.